Deixei o Vaginismo para trás!

Oi gente,

Hoje o depoimento de uma paciente que relata sua trajetória até deixar o Vaginismo para trás!
Vejo aqui na Clínica que muitas pacientes também passam por isso, demoram até tomar a iniciativa de buscar ajuda! O que eu posso dizer é que nós profissionais desta área entendemos o sofrimento que vocês vivem e faremos de tudo para que se sintam acolhidas! ❤️

À minha paciente desejo que seja ainda mais feliz! Que outras mulheres se inspirem com a sua história!!! 🙏

À Dra Dani o que dizer? Meu muito obrigada! 😘

interesting_facts

Meu nome é Andressa Victor, tenho 31 anos e fui acometida pelo Vaginismo durante 8 anos!

Parece estranho ou muitos acharam que é um equívoco eu falar meu nome, me identificar quando se trata de um assunto que me desestabiliza, me perturba, me machuca, me causa frustração e me acomete de um constrangimento que até então eu não sabia que não deveria sentir. Meus medos, meus receios e minha vergonha me fizeram prolongar o meu desespero, atribuindo a mim, uma culpa que não deveria sentir. A auto sabotagem me fez postergar uma decisão que deveria ter tido a muito tempo; hoje sei que deveria pedir ajuda! Poderia ter compartilhado essa dor física e psicológica que me acompanhou durante tanto tempo.

Eu optei por me identificar porque por mais que eu não enxergue isso como peso na minha vida, eu sei que foi exatamente por medo de compartilhar a minha angústia que fez com que eu demorasse a procurar ajuda. Eu me permiti chegar ao meu ápice para entender que mesmo se eu quisesse, eu não conseguia ter controle, a dor transcendia meu corpo e foi ela que durante muito tempo tomava decisões por mim e regia a minha vida. Eu poderia passar horas falando o quanto isso impactou a mim, na minha autoestima, impactou na minha visão como mulher, eu poderia falar de todas noites em que eu tentava e tentava e miseravelmente falhava e me sentia a pior mulher do mundo por não conseguir fazer o que todos faziam, mas como diz minha mãe “Filha você não é todo mundo!” E ela tem razão, mas a questão é: que para tudo que acontece em nossas vidas, para tudo que nos acomete, sempre haverá dois lados: o bom e o ruim, o que vai diferir um do outro é a direção e a maneira como decido lidar.

Sempre acreditei em Deus, por isso acredito que minha vida foi guiada e regida por Ele, sempre acreditei que tudo que nos acontece é por um propósito, então ao invés de questionar o porquê Ele permitiu que isso acontecesse, eu preferi orar e em minhas orações, pedir que me fosse dado o entendimento e a sabedoria para entender porque isso estava acontecendo comigo. Sempre acreditei que tudo é preparado para nós desde do nosso nascimento até o nosso último suspiro, sempre guiei meus passos pela fé. Eu casei virgem, eu não conhecia meu corpo, não conhecia minhas vontades sexuais e muito menos minhas limitações. Eu demorei para descobrir o que eu tinha e demorei um pouco mais para procurar ajuda.

Ao descobrir o Vaginismo eu tentei de várias formas encontrar um jeito de resolver isso sozinha, queria dar meu jeito, queria encontrar a solução, mas falhava em cada tentativa, falhava porque minha cegueira momentânea não me permitia entender que nem tudo podemos resolver sozinhos. Custei a entender que procurar por socorro não me tornava uma pessoa fraca, mas sim uma pessoa mais sensata por ser capaz de me abrir.

No final de 2018 descobri a Clínica da Dra Débora Pádua e consegui agendar minha consulta na primeira semana de janeiro. Eu fui e a vergonha e o constrangimento foram comigo na bagagem, nunca é fácil expor nossas fragilidades, nosso ponto fraco, nunca será fácil se sentir vulnerável. Eu nunca vou esquecer da nossa conversa (Dani e Débora), nunca vou esquecer de toda a prestatividade, da delicadeza, do carinho no qual vocês me receberam, me ouviram, me atenderam e de como cuidaram para que tudo fosse dentro do meu limite, respeitando meu tempo, toda a minha limitação e principalmente o meu corpo.

Eu sempre admirei todo o profissional que emprega dedicação ao que faz e principalmente a todo profissional que emprega amor ao seu trabalho, porque tenho certeza que esses são os principais ingredientes para ser um profissional de sucesso.
Eu disse que Deus tem um propósito para cada um de nós e sempre acreditei que Ele une nossos propósitos e foi por pensar assim que por mais que tenha sido difícil, eu nunca procurei culpar ninguém por tudo o que acontecia. Talvez se eu não tivesse passado por isso eu não conheceria a doçura da Vitoria, a delicadeza da Ju, a determinação da Dra. Débora e por isso eu agradeço do fundo do meu coração. Ahhh Dani, a você, o que falar?? Se você soubesse, eu acredito que você não faz nem ideia do quanto você tem feito a diferença nessa fase da minha vida. Você me devolveu sonhos que não sabia que nutria, você encheu meu peito de esperança quando pensei que só existia uma gota, nós não sabemos que estamos perdidos até que alguém te mostra o caminho de volta.

Obrigada por ser meu waze! Obrigada por me ajudar a encontrar o meu “eu” perdido, me ajudar a me sentir da forma que nunca consegui sentir antes, obrigada por cada palavra, cada carinho, cada dedicação, cada conquista comemorada comigo, por ser essa profissional e pessoa ímpar que você é, por ter uma das essências mais doces que já conheci, torço para que o mundo se encha de Danis porque talvez assim ele se torne mais empático. Obrigada por me fazer sentir MULHER!!!!

Minhas sessões acabaram antes mesmo daquilo que me foi estipulado, mas não haverá um dia no qual não me lembrarei de você e de tudo o que você, junto com todas, fizeram por mim! Eu ressalvo que não há dinheiro que pague, ser HUMANO. Agradeço a Deus por ter unido o meu propósito com seu, porque pode ter certeza, minha visão e meu conceito de mundo mudaram depois que conheci você. Eu cheguei ao consultório carregada de bagagens, com um peso e um enorme fardo nas minhas costas, hoje eu vou embora triste por não ter que conviver mais com vocês, mas feliz por me sentir mais leve por conseguir deixar para trás o que um dia me fez tanto mal.

“Nunca deixe que o medo, a vergonha e o comodismo te paralise em alguma linha do metrô, ás vezes a solução é mais fácil do que você imagina, se você não se permitir ir adiante talvez nunca saberá o que te espera na próxima estação”

O que é Vaginismo – Sintomas, Causas, Diagnóstico e Tratamento

Saiba +

Vídeos - Conheça mais sobre Vaginismo e Dor na Relação

Saiba +